KISS e a beleza da simplicidade

David Vinicius
3 min readAug 28, 2022
Photo by Jason Yuen on Unsplash

Desenvolver uma solução em programação não é somente escrever o primeiro código que passe nos testes. Escrever código envolve outras coisas, envolve outras camadas. Envolve pensar em legibilidade, manutenabilidade, performance, boas práticas etc. Ademais, é necessário sempre ter em mente se o seu código está limpo ou se ele é simples ou não.

Sei que simplicidade pode conter um traço bem subjetivo, algo que pode ser simples pra mim, pode não ser pra você. Porém, gosto de pensar que um código simples é um em que a intenção do programador fique bem explícita, como se fosse um texto digitado, algo fácil de ser lido e entendido.

Chegar a esse ponto, de escrever código simples, não é uma tarefa muito fácil. Requer bastante esforço e um certo grau de maturidade, pois é necessário entender que o código é o meio e não o fim.

No meu tempo livre, eu gosto de resolver desafios de programação em sites como Hackerhank, Leetcode, Beecrowded entre outros. Quando resolvo algum desafio, costumo olhar no fórum para ver como outros programadores chegaram a solução do mesmo problema.

Não é incomum eu ficar surpreso com a tamanha criatividade de alguns programadores. Para questões que em meu código levam 10 ou 15 linhas, alguns programadores resolvem com somente uma linha de código. Por vezes, eu preciso parar algum tempo para ler e reler a fim de entender como se chegou a essa única linha para resolver o problema. Muitas vezes aprendo coisas novas, porém, tem vezes em que vejo que foi mais um overengineering do que uma boa solução.

Apesar desse tipo de abordagem ter seu espaço em competições de programação, quando se trata de desenvolvimento de software isso pode não ser tão eficiente. Esse tipo de código pode ser muito bom para compiladores, porém, para pessoas não é tão legal.

Como desenvolvedores, mais lemos código do que escrevemos. Nosso tempo é mais dedicado a tarefa de entender qual a intenção que você ou outro programador deu ao código do que produzir ele. Logo, ter um código bem escrito é algo que vai impactar positivamente na sua produtividade e na produtividade do seu time.

Um dos princípios de design que podemos (devemos) aplicar no nosso dia a dia como desenvolvedores é o KISS. KISS é um acrônimo para a frase: “Keep It Simple, Stupid”.

Esse princípio nos passa a ideia de que devemos evitar a complexidade desnecessária no momento do desenvolvimento. Coisas como sistemas ou código tem uma tendência a funcionar melhor se forem mantidas simples.

Se no momento de desenvolvimento de software tiver duas opções entre resolver um problema com uma solução mais complexa ou e outra com uma solução mais simples, não complique, lembre-se do KISS. Vá pelo caminho da simplicidade.

“A simplicidade é o mais alto grau de sofisticação” — Leonardo Davinci

Eu acredito que escrever um código belo está ligado a escrever um código sofisticado e escrever um código sofisticado está ligado a escrever um código simples. Se quiser escrever um código bonito, escreva um código simples.

Esse post foi inspirado no capítulo “Beauty Is in Simplicit” do livro “97 Things Every Programmer Should Know”.

--

--

David Vinicius

Cristão, Programador, apaixonado por matemática e tentando escrever o que aprende.